Geográfico
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Enquadramento Regionalmapa ribeiradepena

Ribeira de Pena situa-se na Região Norte de Portugal e sub-região do Tâmega. Administrativamente pertence ao Distrito de Vila Real. É limitado a norte pelo concelho de Boticas, a sul, pelo de Vila Real e Mondim de Basto, a oeste, pelo de Cabeceiras de Basto e a este, pelo de Vila Pouca de Aguiar.

O concelho tem uma área de 217 Km², uma população total de 6543 (Censos 2011) dividido por sete freguesias (Alvadia, Canedo, Cerva, Limões, Ribeira de Pena - Salvador, Santa Marinha e Santo Aleixo de Além-Tâmega).

 

O Concelho

Ribeira de Pena afirma-se pelas suas potencialidades turísticas, com particular destaque na área da natureza e do património histórico-cultural, que conferem a este concelho condições de excepção para a prática de um lazer humanizante e ecologicamente equilibrado.
A beleza cénica das paisagens, onde o granito assume um papel relevante e a água se apresenta como um suporte fundamental da diversidade de ecossistemas e da ligação do homem ao meio, reclama, a cada momento, a nossa presença para a sua fruição e contemplação.

O contacto com algumas das suas expressões autóctones – o artesanato, a gastronomia tradicional e os usos e costumes das populações – confirma a genuidade do meio rural. Por fim, a possibilidade de praticar múltiplas actividades desportivas de ar livre, favorecidas por uma orografia privilegiada e um ambiente de tranquilidade impregnando dos perfumes de montanha, completa uma aventura que ultrapassa os horizontes do lazer.
Ribeira de Pena é, por tudo isto, um destino turístico abrangente na diversidade, mas simples de apreender na sua totalidade. O apelo é forte e dispensa razões que lhe aprofundem o sentido.