Geográfico
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Enquadramento Regionalmapa ribeiradepena

Ribeira de Pena situa-se na Região Norte de Portugal e sub-região do Tâmega. Administrativamente pertence ao Distrito de Vila Real. É limitado a norte pelo concelho de Boticas, a sul, pelo de Vila Real e Mondim de Basto, a oeste, pelo de Cabeceiras de Basto e a este, pelo de Vila Pouca de Aguiar. O concelho tem uma área de 217 Km², uma população total de 6543 (Censos 2011) dividido por sete freguesias (Alvadia, Canedo, Cerva, Limões, Ribeira de Pena - Salvador, Santa Marinha e Santo Aleixo de Além-Tâmega).

 
História
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As origens

O concelho de Ribeira de Pena proporciona ao visitante múltiplas leituras da sua história, pela exploração de um percurso civilizacional da pré-história até aos nossos dias.

Da Pré-História à Romanização…

O povoamento inicial era pouco significativo, não ultrapassando a sedentarização de pequenos grupos de carácter familiar, que se terão fixado apenas com o objectivo de encontrarem alimentos e abrigo. O que sabiam estas gentes, aplicaram-no no lugar de lamelas, ao marcarem o granito com figuras geométricas e símbolos antropomórficos, numa tradição que se prolongou até à Idade do Ferro.

 
Tecnologias

A Plataforma Multicanal permite ao turista conhecer o Município de Ribeira de Pena independentemente do equipamento que utilizar. A visita ao Município pode começar a partir de casa e toda a informação estará disponível ao logo da visita, garantindo a sua segurança.