Percursos
Rota do Linho
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

rota-do-linho

Descrição: A Câmara Municipal de Ribeira de Pena pretende implementar o percurso denominado Rota do Linho, no sentido de promover a visitação do Município, fomentando o turismo de natureza, cultural, histórico, gastronómico e ambiental.

O percurso pedestre do linho constitui-se como um agente de preservação e conservação do património natural, cultural e humano, assumindo ainda a importante função de promoção e de animação dos valores rurais e ambientais do concelho.

 
Rota do Volfrâmio
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

rota-do-volframio

Descrição: O percurso Rota do Volfrâmio definida no “Estudo do percurso pedestre do volfrâmio” é parte integrante da rede de percursos pedestres do concelho de Ribeira de Pena.

A Rota do Volfrâmio pretende criar infraestruturas de apoio ao turismo de natureza, procurando promover o património do concelho, enquadrado numa estratégia de desenvolvimento sustentável. Esta rota, para além de promover o turismo de natureza, também promove o turismo cultural, histórico, geológico, gastronómico e ambiental, de forma a dar a conhecer o património local e regional. Cabe ainda salientar o importante papel que este uso social do monte acresce no que respeita à vigilância civil na prevenção de futuros incêndios florestais.

 
Caminho do Abade
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Caminho do Abade

Descrição: Este percurso pedestre é uma travessia, isto é, liga alguns pontos notáveis da região onde está implantado sem se fechar em círculo. Inicia-se na Igreja Matriz de Ribeira de Pena ou conforme as opções, Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além Tâmega. Este percurso oferece ao visitante a possibilidade de ver caminhos antigos, de calçada, provavelmente calcorreados por Camilo, quando ali vivia, já que este era o caminho antigo para Friúme.

Não pode deixar de visitar a Casa Museu de Camilo Castelo Branco na aldeia de Friúme, percorrer os antigos caminhos ao longo do Rio Tâmega e atravessar o rio pela Ponte de Arame, cuja construção, muito engenhosa, representa um monumento muito importante e único no país.

 
Levada de Santo Aleixo
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

levada ban

Descrição: Este percurso pedestre decorre por caminhos rurais e antigos. Durante uma boa parte do percurso acompanhamos o trilho existente na berma da levada de Santo Aleixo, obra de regadio tradicional que mata a sede às culturas em socalcos, na freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega. As paisagens que se avistam ao longo de todo o percurso são fabulosas: primeiro, a partir do Vale Escuro, o vale do Rio Beça e as encostas montanhosas dos lados de Cabeceiras de Basto, a norte de Boticas. Depois, a Sul, o vale do rio Tâmega e as encostas de Ribeira de Pena, bem como as cumeadas da Serra do Alvão. O património natural é extraordinário e o construído fabuloso: solares, casas antigas e monumentos viários, como o caminho do vale da Lança e o não menos importante núcleo dos moinhos de Santo Aleixo.

 
Variante da Levada de Santo Aleixo
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

levadasaleixo ban

Descrição: Este percurso é parte integrante do caminho da Levada de Santo Aleixo. Não é mais do que um atalho para quem pretende encontrar ou uma alternativa após 5500 metros de levada. Este percurso alternativo leva-o até à aldeia de Bragadas, onde encontrará um núcleo de casas antigas, de traça tradicional. Não pode deixar de admirar a Casa do Barroso, o seu magnífico e imponente brasão, e a sua "porta" como Camilo exclamou ao avistar tão monumental portal. Nesta casa, Camilo terá pernoitado pelo menos uma vez. Segue as orientações até à Casa da Raposeira e aí poderá retomar a Levada de Santo Aleixo.

 
Pág. 1 de 2